Expedição pelas nascentes do Rio Saracura

Caminhada pela bacia hidrográfica do Rio Saracura (Expedição pelas nascentes do Rio Saracura) para conhecer nascentes urbanizadas que continuam a jorrar água e também conhecer um pouco do histórico Bairro do Bixiga. Existe água em SP

Um dos temas mais discutidos dos últimos tempos, a questão da falta de água e do grande racionamento, a pesquisa sobre os rios que foram canalizados e soterrados pela nossa cidade é de suma importância, o Córrego do Saracura (nome que homenageia um pássaro), riacho que nasce próximo ao MASP, na Avenida Paulista, um dos córregos formadores do Rio Anhangabaú.
Nascendo atrás do Maksoud Plaza, a duas quadras da Avenida Paulista. A mais famosa avenida, aliás, é o berço de quase todos os rios da nossa cidade. Os que nascem do lado dos Jardins desaguam no Rio Pinheiros. Os que brotam do lado da Bela Vista desembocam no Tietê. Deste lado está a Ribeirão Preto onde na altura do número 529 existe um desses espaços de céu aberto. Um Rio Escondido Em SP: O Saracura. são paulo in foco
A água, que antes vinha da terra, agora vem da Sabesp. É sob a Cardeal Leme que corre o Saracura. Embora seja uma via sem declives nem aclives, quem anda de bicicleta por ali garante que nesse trecho não é preciso pedalar. É como se as águas carregassem o ciclista até desembocarem na Avenida 9 de Julho, ao lado da escola de Samba Vai-Vai.
Um dos símbolos da Vai-Vai é justamente a saracura, ave de pernas finas abundante naquela região por volta de 1920, quando o asfalto ainda não tinha engolido o ribeirão. A saracura deu nome ao córrego, aos moradores do Bexiga e virou personagem de diversos sambas, como Tradição, de Geraldo Filme:
O samba não levanta mais poeira
Asfalto hoje cobriu o nosso chão
Lembrança eu tenho da Saracura
Saudade tenho do nosso cordão.
Quem nunca viu o samba amanhecer
vai no Bexiga pra ver, vai no Bexiga pra ver. Mostra Rios e Ruas
Anúncios

Publicado por

Edson Novaes

Welcome: https://edsonnovaes.jeunesseglobal.com/

Um comentário sobre “Expedição pelas nascentes do Rio Saracura”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s